Olá pessoal,
O objetivo deste post é apresentar os requisitos do sistema Windows Server 2016.
Embora a Microsoft informe os requisitos estimados para a Instalação do Windows Server 2016, os mesmos podem variar bastante de acordo com a configuração do sistema, dos serviços que o servidor esta rodando, dos recursos instalados e da carga que o servidor precisa suportar por exemplo.
É importante ressaltar que cada role e feature demandam recursos de hardware diferentes, podendo exigir recursos adicionais como mais memória, poder de processamento, mais disk I/O e gerar mais tráfego na rede.
Requisitos do Sistema Windows Server 2016
A tabela abaixo exibe os requisitos do sistema Windows Server 2016 necessários para iniciar a Instalação do Windows Server 2016 em uma máquina física.
Se você tentar criar uma máquina virtual com os parâmetros mínimos de hardware com suporte (1 núcleo do processador e 512 MB de RAM) e, em seguida, tentar instalar esta versão na máquina virtual, a instalação falhará.
Para evitar isso a Microsoft recomenda que você siga o seguinte procedimento:
- Aloque mais de 800 MB de RAM para a máquina virtual em que você pretende instalar esta versão. Instale o sistema normalmente. Ao terminar a instalação, você poderá alterar a alocação para até 512 MB de RAM novamente.
- Interrompa o processo de inicialização desta versão na máquina virtual com SHIFT+F10. No prompt de comando que será aberto, use Diskpart.exe para criar e formatar uma partição de instalação. Execute Wpeutil createpagefile /path=C:\pf.sys (presumindo que a partição de instalação que você criou tenha sido C:). Feche o prompt de comando e prossiga com a instalação.
Apesar da instalação do Windows Server 2016 não exigir muitos recursos de hardware, não é recomendado que você o instale apenas com os requisitos mínimos.
Por exemplo, se você instalar um servidor com apenas 32GB de disco, ao terminar de configurá-lo e instalar todas as atualizações de software, possivelmente não haverá mais espaço em disco disponível.
Ao contrário, você deve alocar recursos suficientes para a instalação do sistema operacional além de todas as roles e features necessárias, atualizações do sistema, software de terceiros etc.
Se você planeja implementar um servidor para que ele seja o host das máquinas virtuais (com a Role do Hyper-V ou com a edição do Hyper-V), você irá precisar de muito espaço em disco para armazenar os discos virtuais, assim como capacidade de processamento e memória RAM para rodar todas as VMs.
No entanto, se você irá instalar apenas a role do DNS, é possível fazer a implementação com o Windows Nano Server! Esta opção de instalação exige pouquíssimos recursos.
Para saber mais informações sobre as edições do Windows Server 2016 e as opções de instalação, clique aqui para ler o artigo.
Abaixo segue uma tabela para que sirva apenas de referência, e não como regra, sobre os recursos de hardware exigidos por algumas roles do Windows Server 2016.
Portanto, é recomendável ter recursos de hardware como processador, memória RAM e espaço em disco de sobra, para evitar queda na performance ou até mesmo indisponibilidade do servidor.
Desktop Experience
Caso pretenda instalar o Windows Server 2016 com interface gráfica, fique ciente que ela consome aproximadamente 4 GB a mais de espaço em disco, exige 15% a mais de RAM e 5% de processamento.
Nano Server
Esta opção de instalação consome poucos recursos, porém, os requisitos podem variar de acordo com as roles e features instaladas.
O Nano server é implementado através de um VHD, podendo ser utilizado em uma máquina virtual ou como um disco bootável em uma máquina física. A O VHD mais básica do Nano Server possui aproximadamente 440 MB.
Outros requisitos
Além disso, tenha em mente que outros requisitos específicos podem ser necessários de acordo com a infraestrutura e necessidade de cada organização.
- Será necessário mais espaço em disco para instalações executadas através da rede ou para computadores com mais de 16 GB de RAM.
- Adaptadores de storage e adaptadores de rede devem ser compatíveis com a especificação de arquitetura PCI Express.
- Caso pretenda utilizar a feature do BitLocker é necessário que o hardware possui o chip TPM 2.0 (Trusted Platform Module).
Agora que você já sabe dos requisitos do sistema Windows Server 2016.
Espero que este post tenha o ajudado na sua escolha e no planejamento de instalação.
até mais!